Convívios Fraternos

2006/08/31

Início



Nos dias 7 e 8 de Setembro de 2006, realiza-se em Fátima o 1º Congresso do Movimento dos Convívios Fraternos em mais de 40 anos de história.

Reflectir acerca do nosso passado, do nosso presente e perspectivar o futuro é uma actividade importante.

Nada melhor do que assinalar este marco com a criação de mais um Meio de Perseverança.

Dizia alguém (salvo erro Einstein) acerca da Energia Atómica, que a tecnologia não é boa nem má, o uso que lhe damos é que pode ser bom ou mau.
Este blog utiliza uma tecnologia hoje em dia comum para chegar a todos: para servir como um ponto de encontro, consigo mesmo, com os outros e (assim o esperamos) com Deus. Embora esse processo de encontro seja uma caminhada individual, é certo que quando muitas pessoas caminham individualmente no mesmo sentido, a caminhada suaviza-se se partilharem as dores e as alegrias.

Este blog, servirá, numa primeira instância para disponibilizar a todos os convivas, onde quer que se encontrem, em primeira mão, as conclusões deste Congresso.
Servirá igualmente para que possam comentá-las e participar de forma tão activa quanto possível na vida de um Movimento que numa determinada altura poderá tê-los marcado.
Servirá ainda para que a Igreja e todos os que procurem a Verdade com sinceridade possam saber um pouco mais acerca do que somos e do que fazemos.
Este blog é para todos nós...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Encontro Nacional de COnvivas, sem duvida, espectacular!!
para o ano, lá estaremos de novo!

4:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá a todos..
Neste Congresso ficarmos a saber como é que as várias Dioceses estão a trabalhar, deu para partilharmos experiências, testemunhos e amizades.
Que J.C. e sua Mãe Maria Santíssima nos guiem para sermos Jovens Profetas da Paz e do Amor.
Abraços Fraternos

10:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caros amigos, louvo a Deus pela relaização deste congresso, e desejo que ele possa servir para um serviço mais, na direcção do Deus amor que anunciamos.
Relativamente ás conclusões, eu faria apenas uma pequena achega que entendo ser devida. No ponto que trancrevo, "Tendo o Convívio Fraterno um forte impacto na vida pessoal, recomenda-se que ele se destine a pessoas com alguma maturidade física e psicológica. A idade mínima aconselhável é de 17 anos ou com frequência do 11º ano.", penso ser descriminatório, quando se fala na frequência do 11º ano. Claro que todos sabemos ser escolaridade obrigatória, mas pensemos em tantos que infelizmente não estudam. Penso ser de retirar este ponto do 11º ano.
obrigado pela oportunidade
um abraço em Cristo Ressuscitado
Tó-Manel
Afernandes@tec.dsr.telecom.pt

2:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá a todos!
para que não restem dúvidas, em relação à dúvida do Tó Manel: a recomendação é que não tendo 17 anos frequentem o 11ºano (inclui jovens de 16 anos no 11º ano), tendo mais de 17 anos podem ter a 4º classe ou ser analfabetos - o que deve ser raro ;)!
Um abraço fraterno, estarei de volta!

Adriana
CF 637 de Setúbal
Eq. coord. Coimbra
Eq. 3 no congresso

10:29 da tarde  
Blogger M said...

Li de D. Giussani, no seu espantoso livro "Acontecimento de Liberdade":

"Se parto de mim e percebo que não me faço a mim próprio, encontro-Te a ti: o ponto de partida é um Tu que dá consistência ao meu eu e dá consistência ao meu amigo e à amizade com o meu amigo".

Este comentário de D.Gius a uma certeza de John Henry Newman, cardeal e grande pensador católico do século XIX, explica de forma perfeita, a minha reflexão sobre o nosso congresso.

Foi um tempo em que da decisão de uma partida, saímos dos nossos "eus" pessoais e diocesanos e procurámos, reconhecemos e aceitámos um TU, um TU que é Cristo, um TU que brilha no rosto humano do Movimento.

Foi um tempo de perceber, viver e experimentar a amizade na acção, expressão sensível, nem sempre perfeita mas sempre humana, do Cristo Conviva.

Um Movimento, um corpo, um Cristo, um TU na diversidade dos nossos "eus".

Foi bom... foi muito bom!

Que Deus nos dê a Sua Sabedoria para percebermos a sua vontade, a Sua Coragem para não hesitarmos na acção e a Sua Paz ao aceitarmos viver a vida com os olhos brilhantes de Cristo.

Abraço forte e irmão
Manuel Salgado (Mané)
693 - Setúbal

2:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home